Páginas

25 agosto 2009

Férias


      Seria possível, em pouco mais de um mês, um jovem de 18 anos vivenciar experiências que o modifiquem em suas escolhas pessoais, profissionais e intelectuais?
      Foi o que aconteceu comigo neste frio e chuvoso julho de 2009. Na verdade tudo começou no mês anterior. Cheguei a uma encruzilhada pessoal, da qual ou eu partia em busca do sucesso ou me prostrava em apenas observar as oportunidades se esvaírem porta a fora. Decidi lutar, construir uma base forte, no meu caráter, nas minhas atitudes, nas experiências que eu, a partir de então, escolheria viver, não me importando com o preço do sacrifício, mas com os objetivos a serem conquistados. Essas seriam minhas férias.
      Mas engana-se quem acha que eu precisei abdicar de momentos algeres e prazerosos ao lado de meus amigos e familiares para estudar, estudar e estudar.  Muito pelo contrário. Primeiro porque os estudos só começariam em agosto e segundo porque AMIGOS, TRABALHO E DIVERSÃO podem ser encontrados na mesma frase.
      Foi nesse período que conheci o JOL, a sigla para Juventude On Line, uma equipe de jovens voluntários que administram o site www.juventudecarioca.com.br postando matérias semanalmente, direto de suas residencias. Quando nos encontramos, eventualmente às sextas-feiras, discutimos assuntos relativos ao site, mas como jovens que somos, nos divertimos muito, marcamos festas, passeios, excursões e eventos afim.
     São jovens de lugares diferentes, com diferenças sociais, familiares, financeiras e tantas outras que tornam cada um deles único, com aprendizados espetaculares, e que transformam a nossa convivência, por mais que restrita que seja, numa experiência única.
      São jovens comuns, suburbanos como eu, mas com uma força de espírito tremenda. Com eles eu aprendi a olhar meu mundo e minhas experiências de maneira diferente. Aprendi que vale muito mais investir meu tempo em aprendizados que irão moldar meu futuro, do que ficar vagando em sites de relacionamento ou entretido em atividades que não me oferecem nada mais que o prazer momentâneo.
      Esses fatores (amizade + trabalho + diversão) somados à experiências como meu Alistamento no Exército, a iniciativa própria de aprender a lidar com programas de edição de textos, imagens e vídeos, a responsabilidade de iniciar um tumultuado semestre na faculdade, onde saber gerenciar meu tempo e minhas responsabilidades será essencial, estão trazendo resultados muito satisfatórios.
      Eu estou progredindo. Meu tempo livre durante o dia parece aumentar à medida em que vou me tornando mais responsável. Estou vivendo tempos em que sou feliz como nunca fui, e por isso eu afirmo, que mesmo em um espaço tão curto de tempo, tanto em mim mudou, e mudou para melhor.
      Nessas férias, por mais que eu não tenha viajado, ou descansado bastante, me sinto renovado e vivo como nunca. Além dos amigos, saber que estou construindo um caráter profissional responsável, mesmo tendo apenas dezoito anos, me ajuda a concretizar velhos projetos, de alcançar grandes objetivos. “Utopia”, muitos diriam, mas nestas férias eu aprendi como são os primeiros passos na concretização dos meus mais improváveis sonhos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Estudante Universal | by TNB ©2010